Ministros Extraordinários da
Sagrada Comunhão Eucarística – MESCES

A Eucaristia não é só garantia do amor de Jesus Cristo, mas é também garantia do paraíso que Ele nos quer dar…”- (Santo Afonso de Ligório)

 

Os Ministros da Eucaristia são responsáveis por levar a Sagrada Eucaristia aos fieis impossibilitados de participar da Santa Missa, aqueles que estão enfermos ou idosos, e também auxiliam o Padre durante as Missas e eventos que forem solicitados, realizando a exposição do Santíssimo Sacramento e conduzindo adorações. 

Em nossa Paróquia contamos com 22 Ministros da Eucaristia que realizam reuniões mensais com o intuito de aprofundar os estudos da Sagrada Escritura.

Estar a serviço da Eucaristia para distribuir aos fiéis o Corpo e o Sangue de Cristo é um ministério, normalmente, reservado aos bispos, padres e diáconos (Cân. 910). Em 30 de abril de 1969, com a Instrução Fidei Custos, a Sagrada Congregação dos Sacramentos permitiu a leigos exercerem, extraordinariamente, este ministério. 

Esta autorização foi confirmada em 1973, pela Instrução Imensae Charitatis da mesma Congregação e também pelo motu próprio de Paulo VI Ministeria Quaedam (15/8/1972) com o qual instituía os ministérios do Leitor e do Acólito. (Valter M. Goedert).

 

Atribuições do MESCE

  • auxiliar o ministro ordenado – diácono, presbítero ou bispo – na distribuição da Comunhão na missa e em outras celebrações (sacramentos e sacramentais);
  • distribuir a Comunhão na celebração com a Proclamação da Palavra (na ausência do ministro ordenado);
  • expor e repor o Santíssimo Sacramento para a adoração dos fiéis, na ausência do ministro ordenado; e
  • Os ministros possuem uma função muito importante não somente dentro da igreja, como também perante a comunidade a qual pertencem, pois o ofício da Mesce é de muito amor e doação ao próximo.

 

Critérios de seleção

  • o ministro é escolhido pelo pároco que encaminha os nomes à Arquidiocese. O mandato é conferido pelo Bispo Arquidiocesano;
  • deve ser responsável e pronto para servir (espírito apostólico); e
  • deve gozar de boa reputação junto à comunidade paroquial.

 

A espiritualidade do MESCE

  • dar à sua atividade e à sua presença um sentido de fé, de esperança e de caridade cristã;
  • ser ministro de ação, de oração e dos sacramentos; e
  • ter contato com a palavra de Deus e intimidade com Cristo na Eucaristia.

 

Atividades da Pastoral do MESCE

  • participar das 02 (duas) formações anuais oferecidas pela Arquidiocese 
  • participar das atividades desenvolvidas pela Arquidiocese (missas de Corpus Christi, Nossa Senhora Aparecida, Rebanhão, Vem Louvar, entre outras); 
  • participar da Adoração Mensal na Paróquia do Santíssimo Sacramento (todo dia 4, de 12h00 às 14h00);
  • reuniões mensais (às últimas quartas-feiras do mês), com leitura e partilha da Palavra, com o intuito de maior aprofundamento no conhecimento da Sagrada Escritura;
  • terço mensal na casa dos agentes da pastoral (primeira segunda feira do mês); e
  • participar dos retiros anuais e formações oferecidos pela Paróquia.

 

Patrono da Mesce

O patrono da Mesce é o Beato Mateus Moreira. Sua memória é celebrada no dia 3 de outubro.

Mateus Moreira, ainda vivo, teve o coração arrancado  pelas costas, mas ainda teve forças para proclamar a sua fé na Eucaristia, dizendo: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”.

 

Oração do Ministro

Senhor Jesus, Tu me destes a graça de ser Ministro e servo de Teu Corpo abençoado.

Quantas vezes levo o calor de Tua visita aos doentes da minha comunidade e distribuo Teu Corpo aos homens e mulheres famintos na hora da Celebração da Missa.

Tenho muita alegria em ser Teu servidor e poder encontrar pessoas simples, pobres, doentes e idosas esperando a visita reconfortadora de Teu amor.

Que eu seja digno servidor, que eu possa ter sempre na minha vida esta atitude de serviço e de dom que transpareceram tão belamente em Tua trajetória humana.

Hoje ainda, na glória, no mistério do sinal do pão, Tu Te entregas aos homens e Te serves de minhas mãos e de minha vida para fazer-Te oferenda.

captura-de-tela-2021-01-09-as-21.46.45
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt