Conheça Nossa Paróquia

A Paróquia Santa Clara e São Francisco de Assis, pertencente à Arquidiocese de Brasília, tem a missão de evangelizar todos os fiéis do Jardim Botânico. Motivada pelo exemplo de seus padroeiros, estimula a vida comunitária por meio de suas pastorais, movimentos e serviços, e busca cumprir a premissa de ser Igreja em saída, levando a alegria do Evangelho onde for necessário.

A Paróquia tem sob sua jurisdição a Capela Rainha da Paz, localizada no Condomínio Itaipu.

Atualmente, possui como Pároco o Padre André Lima e o Padre Wellington como vigário. Conta com 29 pastorais e movimentos, que oferecem à comunidade uma diversidade de atividades, cada qual com seu carisma, mas todos com o objetivo primeiro de construir o Reino de Deus.

As atividades paroquiais são intensas, com missas e encontros diversos, de terça a domingo, contemplando catequese para todas as idades, grupos de oração, encontros, palestras e formações.

As Missas são celebradas na Matriz de terça a sexta às 19h, aos sábados às 17h30 e aos domingos às 8h, 11h e 19h, na Capela Rainha da Paz aos sábados às 19h.

Se você se sente chamado a participar da nossa comunidade, seja muito bem-vindo.

Histórico

No início dos anos 2000, um grupo de pessoas dedicadas a Deus e à Igreja, moradoras do bairro residencial Jardim Botânico e arredores, tiveram a iniciativa, frente à sua necessidade espiritual, de construir um templo católico para exercício de sua fé. Esse grupo, liderado pela Sra. Simone Martins, com desprendimento e muito trabalho, buscou os recursos necessários para iniciar a construção das instalações e propor a sua consagração a São Francisco de Assis.
Em maio de 2002 foram iniciadas as atividades para a construção da Capela São Francisco de Assis. A pedra fundamental para início das obras foi lançada em agosto de 2002, e em setembro ocorreu a primeira missa campal, com a presença de representantes do governo do Distrito Federal.
A partir de então, ainda que a capela não tivesse paredes e teto, as missas passaram a ser realizadas.

Em 21/02/2003 foi formalizada a Associação dos Amigos do Templo Religioso Católico São Francisco de Assis, representada, à época, por seu presidente, Lúcio Ricardo Nogueira de Paula e pelo vice-presidente, Pe. Valdinei Maria Bicalho Barbosa. O objetivo era a criação de um CNPJ, com uma respectiva conta bancária, para que se pudesse concentrar as doações para o desenvolvimento da obra de construção. Os nomes de todos os participantes dessa associação pioneira constam das atas das várias assembleias realizadas para deliberar sobre os assuntos da construção.

Nesse ponto, a Providência Divina agiu, tocando o coração de muitas pessoas e empresas que, percebendo a dificuldade para a obtenção de recursos, voluntariamente se engajavam na campanha para captação, doando generosamente materiais de construção e dinheiro. Também foram realizados churrascos, bingos, rifas, almoços e jantares em datas comemorativas, bazares e festas juninas, conforme previa o estatuto da associação. A comunidade respondeu ao chamado e as obras continuaram.

No dia 29 de abril de 2007, após 4 anos de muita dedicação da comunidade nascente, por meio do Decreto no 12/2007, o então Arcebispo Metropolitano de Brasília, Dom João Bráz de Avis, erijiu a Paróquia Santa Clara e São Francisco de Assis. Foi acrescentado ao nome da paróquia uma homenagem a Santa Clara de Assis, tornando assim definitiva a sua denominação. Na mesma data, foi lavrada a Ata de Criação e Instalação da Paróquia, e tomada de posse no novo pároco. Para essa tarefa foi nomeado o Pe. Jobson Jeder Gomes e, também, o vigário paroquial, o Pe. Valdinei de Maria Bicalho Barbosa.

Durante a gestão do Pe. Jobson foram concluídas as obras da paróquia e iniciadas as obras do Centro Catequético, para abrigar as atividades pastorais e de evangelização.

No dia 21 de novembro de 2014, o então Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, dada a vacância produzida na paróquia, nomeou o Pe. André Pereira Lima como novo pároco. Neste mesmo ano, o padre Edilson Santos da Costa foi nomeado vigário paroquial, exercendo o cargo até o ano de 2019. Durante a gestão do padre André Lima, foram observadas várias realizações, dentre elas podemos elencar a criação de várias pastorais e movimentos, a organização administrativa e financeira da paróquia, incentivo à evangelização com diversas ações no sentido de oferecer opções de aprendizagem à comunidade, com destaque para a Escola da Fé. Além disso, foram realizadas várias obras de melhoria do centro catequético, com o objetivo de dar maior conforto para as atividades pastorais e de evangelização, colocadas à disposição da comunidade. Atualmente está se desenvolvendo uma campanha para arrecadação de fundos visando a reforma da paróquia.

Em julho de 2021, o Padre Wellington foi designado como Vigário de nossa Paróquia.

Pe. André Lima
Imagens do Projeto de Reforma da Paróquia Santa Clara e São Francisco de Assis

A iniciativa de alguns e o auxílio de muitos concorreu para a realização de mais uma obra a serviço de Jesus Cristo e de sua Igreja. Cabe, então, uma singela homenagem aos pioneiros dessa obra, relacionados a seguir, a partir dos nomes encontrados nas primeiras atas da Associação dos Amigos do Templo Religioso Católico São Francisco de Assis:

• Abgail de Sena G. Ribeiro
  • Sônia Maria Carneiro da Silva
  • Terezinha dos Santos Xudre
  • Zaida Santana da Cunha

Este breve histórico contou com a colaboração do Sr. Lúcio Ricardo Nogueira de Paula e da Sra. Sonia Maria Carneiro da Silva, que gentilmente forneceram informações, fotos e documentos da época do início da vida da paróquia, e do Sr. Romilson Aiache que buscou e compilou todas as informações.