“Vão e façam com que todos os povos
se tornem meus discípulos” (Mt 28:19)

A Pastoral da Evangelização tem como missão seguir o exemplo dos apóstolos, que receberam o mandato de transmitir tudo o que haviam vivido e escutado na companhia do Mestre. É por causa desta missão que os apóstolos se organizaram e anunciaram tudo o que viram e ouviram. Nós, cristãos, somos convidados a defender e cuidar da vida em todas as suas dimensões.
Jesus de Nazaré definiu sua ação no mundo como o Divino Cuidador: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo10,10). Esse também deve ser o compromisso de todos os missionários e missionárias, pois a vida é missão.
Com a demanda missionária da nossa comunidade e com a cessação das missas nos condomínios, dentro de nossa área pastoral paroquial, faz-se necessária uma nova atividade missionária.
A fim de atender as orientações pastorais da Igreja, a Pastoral da Evangelização Santa Clara, que conta com 13 membros, renovou seus métodos de evangelização, bem como, desenvolveu atividades com o intuito de gerar um movimento missionário na comunidade paroquial. Realizando visitas missionárias, indo ao encontro daqueles que ainda não escutaram nem conheceram o Cristo ressuscitado.
Ainda, em atendimento as urgências da ação evangelizadora que pede uma Igreja em estado permanente de missão, a Pastoral da Evangelização apresenta como proposta de trabalho a utilização de ciclos bíblicos, empregando a Leitura Orante da Palavra.

OBJETIVO DO TRABALHO MISSIONÁRIO

Impulsionar de forma permanente a ação missionária da Paróquia Santa Clara, evangelizando em um contexto urbano, por intermédio do anúncio da Palavra de Deus, despertando em cada cristão o ardor missionário e formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo.

Objetivos específicos:

• Motivar todas as pastorais, movimentos e serviços da Paróquia Santa Clara a responsabilidade de discípulos missionários (para dentro) ;
• Levar o Evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas que se encontram afastadas da nossa Paróquia e da Igreja (para fora);
• Realizar Formação missionária dos agentes de pastoral e da comunidade.

ATIVIDADES

• Realização dos Ciclos Bíblicos – de 15 em 15 dias, nos Condomínios Estância Jardim Botânico e Jardim Botânico V. Os temas trabalhados serão as principais Parábolas de Jesus Cristo presentes nos Evangelhos de Lucas, Mateus e Marcos;
• Utilização do Banco de Dados construído por meio dos contatos coletados nas missas que aconteceram nos condomínios do Jardim Botânico, entre 2015 a 2019, e contactar com as famílias para participarem dos momentos de Evangelização;
• Ação concreta – Todo ano no mês de agosto, os integrantes visitam as irmãs Clarissas do Mosteiro de Brazlândia, para escutá-las e aprender com elas, além de levar produtos para atendimento de suas necessidades, visto que vivem da caridade carisma de Santa Clara – Padroeira de nossa paróquia;
• Visitas às Famílias, 1 vez por mês, nos condomínios que não terão os Encontros Missionários, para orar e realizar bênçãos em nome de Jesus;
• Participação e Realização da Grande Missão todo ano, no Mês de Outubro, com visitas a outras paróquias do setor XI e visitas às Casas dos Condomínios do Jardim Botânico, escolhidos para participar deste momento;
• Realização da Novena Missionária, todo ano no mês de outubro, com o propósito de refletir sobre a vida e o testemunho dos diferentes sujeitos da missão, que com coragem e a seu modo, pronunciam: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

A Pastoral da Evangelização deseja ao final dos ciclos bíblicos, Parábolas de Jesus, construir momentos de integração e conhecimento da palavra de Deus, seja por seus integrantes, quanto pelas famílias participantes dos ciclos. Produzir uma linha de ação concreta e efetiva que atenda aos anseios da igreja, que é promover a espiritualidade missionária, cumprindo assim o mandato do Senhor de ir ao encontro das pessoas levando a Boa Nova.

“Todas estas coisas disse Jesus às multidões por parábolas e sem parábolas nada lhes dizia; para que se cumprisse o que foi dito por intermédio do profeta: Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas desde a criação do mundo” (Mateus 13:34-35).

ORAÇÃO QUERIGMÁTICA

Pai amado, Pai querido, nós sabemos do grande amor que tens por nós;
Amor incondicional, amor eterno, amor perfeito;
Que os teus planos são os melhores e mais bonitos para minha vida;
Eu sei também, Pai querido, que as minhas fragilidades, meu egoísmo, meu orgulho, meus pecados, me afastam deste plano perfeito que tens para mim;
Senhor, tu resolvestes a minha vida e de toda humanidade, mandando o Teu Filho Amado para nos salvar;
Jesus assumiu a salvação com todo amor e perfeição, se encarnando, morrendo na cruz, mas ressuscitando e sendo glorioso;
Então, Senhor, a minha vida já está encaminhada;
E eu aceito este Jesus;